(38)3621-1403
(38) 98407-1291

Acadêmicos do curso de Direito visitam APAC


Os alunos do curso de Direito da Funorte de Januária realizaram no dia 06 de junho, visita técnica na APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado) de Januária com o objetivo de conhecerem um modelo de cumprimento de pena mais humanizado. Nessa oportunidade, participaram do lançamento do Projeto de Remição de Pena pela Leitura. Os estudantes conheceram a estrutura da unidade e ouviram dos próprios recuperandos como funcionam as regras internas de autodisciplina que tornam a APAC um modelo de cumprimento de pena de referência para outros países. A palestra foi proferida pelo Dr. Juliano Carneiro Veiga, Juiz da Execução Penal da Comarca e Professor da Funorte. Através destas atividades, os acadêmicos conseguiram experimentar a prática das discussões travadas em sala de aula na disciplina de Sociologia Jurídica quanto às alternativas à crise no sistema carcerário nacional. Todo o projeto foi acompanhado pelos professores Franklin Reginato Pereira Mendes e Wagner Leal, Promotor e Defensor Público, responsáveis pela execução de pena.

Para Franklin, a visita buscou tratar os principais benefícios do projeto, dentre eles, redução de dias de cumprimento de pena, verificados após a leitura e resenhas dos livros disponibilizados. “Além disso, a experiência contribuiu para o alto conhecimento e responsabilidade do recuperando com um setor qualificado ao convívio social”, diz o docente.

Segundo o professor, a integração junto ao projeto é de extrema importância. “Primeiramente, os alunos ganham com o conhecimento da experiência vivida, além disso, conseguem perceber e identificar como as possibilidades ofertadas para humanizar o sistema penal e ressignificar a prática cotidiana do direito podem ser efetuadas”, pontua Franklin.

De acordo com Juciane Francisca dos Santos, acadêmica do 1° período Direito, A palestra foi excelente. “Foi uma experiência diferente, que me proporcionou várias reflexões acerca da vida, das pessoas, do curso que estou cursando e principalmente da profissional que serei daqui alguns anos. Durante todas as falas fiquei pensando o quanto a carreira do profissional do direito é bonita e o quanto é fundamental para a sociedade. A palestra mostrou que estou no caminho certo e que fiz a escolha certa”, conclui.


Publicada em: 06/06/2019
Tags: